domingo, 24 de setembro de 2017

Florianópolis - SC



Florianópolis – SC
15/09/17

Fiquei num Hostel, mas em quarto individual com banheiro. Só R$ 40,00 a diária.
Os Hostel seguem um padrão internacional de qualidade: limpeza, conservação, decoração, bom atendimento para que o hóspede se sinta em casa. Cozinha comunitária: geladeira, fogão, micro ondas,…. Tem mercado e açougue perto, assim faço minhas refeições há meu gosto, saudáveis e mais econômicas.
Dia 16, visitei o bairro, Canasvieiras. Ou estou em outro país? Aqui todos falam espanhol, pois a maioria, veio de países da América do Sul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, …Os cartazes, o alto-falante do carro que passa anunciando, até os nativos da Ilha, chamados de Manezinhos, devido a colonização açoriana, falam portunhol!
Dia 18, fui até a Praia Brava, point dos surfistas. Mas não vi nenhum, estava frio e garoando. Tirei fotos do Mirante da Praia Brava.
Fui para a Praia da Lagoinha, sentei no banco de uma pequena praça. Sentada o quê? Fui caminhar no calçadão.
Em Ponta das canas, atravessei a pé uma ponte de madeira, sobre um rio, passando pelo mangue até chegar na praia.
Na Praia de Cachoeira de Bom Jesus, conheci uma cachorrinha linda, no colo da “mamãe”.
Passei no mercado, comprei um filezinho de frango, cenoura, mandioquinha e temperos. Fiz uma sopa na cozinha do Hostel ao lado do meu querido gato.
Dia 19, acordamos com uma gritaria, as 5h da manhã, era o alvoroço dos Saguis, pois o Hostel fica ao lado da Floresta, mata Atlântica, com Araucárias, meu gato ficou todo curioso, fomos lá fora no escuro, só deu para ouvir o barulho deles, pulando e gritando de galho em galho.
 Fui para Jurerê e Jurerê Internacional. Parece Beverly Hills, só mansões, que luxo!
Depois, fui para Praia da Daniela, singela, mas graciosa. Sempre foi minha praia queridinha.
Em Santo Antônio de Lisboa, a Vila mais antiga de Floripa, fundada pelos açorianos em 1748. Em 1845, D.Pedro II passou por aqui, fizeram o primeiro calçamento do Estado para este evento, e a casa que ele ficou, é preservada até hoje.
Parece que voltei no tempo, andando pelo centro histórico, casinhas coloridas, ruas de pedras, crianças brincando na praça. Entrei na Igreja Santo Antônio de Lisboa, e agradeci por estar num estado de paz e felicidade.
Fiquei sentada, numas das mesas do deck, olhando o mar, e o espetáculo do por do Sol.
Dia 20, almocei no Floripa Shopping, depois fui até o Ribeirão da Ilha. Quase não tem areia na praia, e sim, pedras. Lugar tranquilo, de pescadores de ostras e mexilhões, ganhei uma ostra, que delícia! Tem bastantes espaços gramados, arborizado, bancos, mesas, estendi minha canga debaixo de uma árvore e tirei um cochilo, ao som das ondas batendo nas pedras, ao meu lado.
Acordei revigorada, fui até o Mirante do Morro das Pedras, aonde tem a casa de retiro Jesuíta e depois até a Praia da Armação, com várias lojinhas de artesanato.
Dia 21, fui para Fortaleza de São José, construída em 1740. Fiquei olhando para aquela paisagem, tão maravilhosa, da natureza, com as construções da fortaleza, e como deveria ser o terrível cenário, durante as batalhas com as tropas dos espanhóis. Mas finalmente, em1777, houve o tratado de paz, na casa do comandante, que acabei de entrar. Desci para a Praia do Forte, uma das mais graciosas que conheci.
Depois fui para a Praia do Morro das Pedras, tem a casa retiro dos Jesuítas, no alto da colina, com vista deslumbrante para o mar.
Depois fui para o Morro da Cruz, e mais subida, mas a vista de 360° é fantástica.
Chegando ao centro, fui no Palácio Cruz e Souza, que recebeu D. Pedro I e D. Pedro II, há um museu, que não me recebeu, pois tinha acabado de fechar. Passei pela Praça XV de Novembro, entrei na Catedral de Florianópolis, assisti um pouco da missa, vi a figueira centenária, Memorial ao Miramar, Largo da Alfândega e no Mercado Municipal, comprei, lembrancinhas, frutas e até tâmaras, sentei numa mesa, pedi o famoso pastel de camarão ouvindo som ao vivo de rock nacional e MPB.

Cheguei no Hotel exausta, mas meu amado gatinho me aguardava na porta e fomos passear na floresta.

Dia 22, fui para a Praia dos Ingleses, Costão do Santinho e Na Praia de Moçambique, fiz amizade com um casal e com seu casal de cachorros, na sombra de uma árvore enorme.

Dia 24/9, fui até a Barra da Lagoa, passei pela ponte de madeira, a pé até o Farol.

Fui na Joaquina, lembrei de quando passeei a noite pelas dunas, parecia que estava na Lua, Pela Praia Mole, lembranças do point, Barulho do Mar.

Na lagoa da Conceição, sentei ao lado da galera, cantando Raul e Ventania, ao lado do Eduardo, no violão. Parece que tem certas pessoas, que agente se identifica, parecia que já nos conhecíamos a muito tempo.

Terminei Floripa, a maior cidade que já fiz minha pesquisa: 10 dias, 176 Km de orla, 106 praias, fora as ilhas.

Amanhã, prosseguirei minha viagem até o Chuí-RS, rumo ao desconhecido, por estradas, por mim, nunca antes trafegadas.


                          Ram´sés no Rumis Café Hostel

                        Tomando sopa no Hostel

                          Praia de Canasvieiras
                          Mirante da Praia Brava
                          Praia da Lagoinha -2
                          Ponta das Canas
                          Praia de Jurerê
                           Praia da Daniela
                          Santo Antônio de Lisboa
                          Santo Antônio de Lisboa
                         Ribeirão da Ilha
                         Praia Morro das Pedras
                          Casa de Retiro Jesuíta
                         Praia da Armação
                        Fortaleza de São José
                         Praia do Forte
                        Morro da Cruz
                          Palácio Cruz e Souza - Museu
                                 Catedral de Florianópolis
                          Figueira centenária

                          Mercado Municipal
                        Costão do Santinho
                         Praia de Moçambique
                         Praia dos Ingleses
                         Barra da Lagoa
                         Praia da Joaquina
                         Lagoa da Conceição





Quer viajar bem e barato, e ainda, se quiser, levar seu animal de estimação, veja os preços de hotéis, pousadas, campings, restaurantes, passeios,... no site : www.pampettour.com





























Nenhum comentário:

Postar um comentário